Quem passeia pelas nossas cidades e estradas já deve ter visto que alguns postos têm bandeira, que é a marca comercial de origem do combustível, e muitos outros não, mas qual posto escolher para investir?
Os postos chamados de bandeira branca começaram a aparecer no início da década de 1990 e mesmo com muitas histórias sobre a qualidade do combustível eles foram crescendo no mercado.
Infelizmente, o combustível ‘batizado’, como é conhecido popularmente, pode ser encontrado em qualquer posto, mesmo aqueles embandeirados.
Mas como saber qual é o melhor modelo para o meu posto?
Vantagens do posto embandeirado
● Exclusividade com a distribuidora
O apoio operacional é garantido. Ou seja, toda ajuda necessária na estrutura, assim como instalação, compra de equipamentos, suporte técnico, etc.
Confiança na qualidade do produto
A confiança do consumidor também passa pela qualidade do combustível vendido no posto e o trabalho de marketing também influencia nessa escolha. Além disso, muitos clientes escolhem o posto de uma distribuidora reconhecida, mesmo com valor mais alto.
● Marketing planejado
A vantagem das distribuidoras é contar com ações de marketing prontas para ajudar nas vendas ao consumidor final.
Publicidade, promoções, programas de fidelidade, relacionamento com o cliente estão entre as iniciativas. Desta forma, o posto ganha agilidade e consegue obter melhores resultados na gestão.
Vantagens dos postos bandeira branca
● Autonomia
Diferente do posto embandeirado, aqui é o proprietário do posto quem decide tudo. Desde a compra do combustível até a escolha de equipamentos e produtos para o lava jato, além do abastecimento da loja de conveniência.
Podem ser diferentes fornecedores. Por isso, a dica é buscar os mais qualificados, que entregam no prazo e com boas negociações de preços.
● Marketing do seu jeito
As ações de marketing não estão atreladas a um sistema. Nesse caso, o posto pode criar estratégias e ofertas adequadas para o negócio e seu público.
Outra vantagem é conhecer as especificidades do seu cliente e do local onde está instalado o posto e criar campanhas personalizadas.
● Marca própria
Se você escolheu trabalhar com o posto sem bandeira, tem a chance de construir também uma marca própria. Com uma boa administração é possível conseguir ganhos competitivos.
Vale frisar que as marcas valem mais do que muitos produtos e até mesmo o patrimônio. Assim, a construção da marca gera valor para o seu negócio e não para a distribuidora.
Qual a melhor opção?
Independentemente da sua escolha, posto com ou sem bandeira, o fundamental é fazer a gestão correta e contratar uma boa assessoria caso seja preciso.
Analisar os números que são disponibilizados por meio de sistemas de gestão contribuem para avaliar como está o negócio e qual caminho seguir.
A principal dica é sempre escolher fornecedores e produtos de qualidade, que possibilitem decidir entre postos de bandeira branca e embandeirados. Portanto, avalie os custos e benefícios e com certeza saberá qual caminho seguir.
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Como o setor de postos e motéis têm peculiaridades, as negociações devem ter bastante atenção em cada detalhe para que os dois lados tenham bons resultados.
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