Não é uma tarefa tão fácil agradar e fidelizar o consumidor. Além de preços competitivos e um serviço eficaz, ele também quer um excelente atendimento.
Por isso, quem tem ou quer ter um posto de combustível precisa se destacar da concorrência. Uma boa forma para isso é: oferecer um bom treinamento de frentistas.
É certo que os frentistas são fundamentais para conquistar os clientes e aumentar a lucratividade do negócio. São eles que estão em contato direto com o público e acabam criando uma identidade positiva entre o posto e a clientela, o que promove aumento nas vendas.
Tópicos essenciais no treinamento para frentistas
● Atendimento ao cliente
Ainda que o gerente do posto seja bastante rigoroso na seleção de seus empregados, se ele não promove uma capacitação direcionada aos frentistas, não haverá um bom relacionamento com os consumidores.
Por isso, é importante focar no atendimento ao cliente.
● Segurança
Uma das iniciativas mais importantes em qualquer local de trabalho é o cuidado com acidentes. Especialmente nos postos de combustíveis, é essencial que as normas de segurança sejam bem precisas.
É possível disponibilizar vídeos e oferecer palestras sobre como prevenir acidentes. No caso das palestras, elas podem ser ministradas por um integrante do corpo de bombeiros ou por um técnico em segurança do trabalho. São exemplos de profissionais que dão dicas importantes para o bem-estar de todos.
● Técnicas de finanças
Para proporcionar um atendimento mais amplo e reduzir custos, a sugestão é oferecer treinamentos voltados ao setor financeiro, já que os frentistas participam dos processos de pagamentos.
As capacitações podem ter assuntos relacionados a como conferir o troco, esclarecer as modalidades de pagamento (dinheiro, cartão) e compreender a relevância do fluxo de caixa.
Assim, tendo uma visão qualificada sobre a gestão das finanças, os frentistas estarão aptos para sugerir ações que podem conquistar o cliente.
● Ética e a responsabilidade
Ter simpatia e uma boa infraestrutura é importante, mas se os frentistas não estiverem treinados para a ética profissional e a responsabilidade com o posto e os clientes, não adianta muito.
O frentista deve manter uma uniformidade no atendimento, independentemente da classe social e do comportamento do cliente.
Além disso, precisa ter uma postura transparente, informando com antecedência quando faltará ao trabalho ou chegará atrasado.
● Bom relacionamento com o público
Os colaboradores precisam saber que eles também saem ganhando se tiverem uma boa performance. O ideal é fazer capacitações que abordam como os frentistas podem ser contemplados quando o serviço apresenta um alto nível de qualidade.
● Boa apresentação
É crucial lembrar de abordar nos treinamentos a importância de uma boa apresentação dos frentistas durante o atendimento.
É preciso incluir cuidados com a higiene pessoal, assim como uma boa postura corporal e uma comunicação verbal positiva. A cortesia, a paciência e a boa educação fazem uma grande diferença e contam pontos valiosos para atrair os clientes.
Com certeza, apostar no treinamento para frentistas é uma ação que ajuda o posto a obter reconhecimento do público.
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